Pesquisar
Close this search box.
Logo Tecnoquímica

| |

Soro do leite: um subproduto valioso ou um problema ambiental?

O soro de leite é um subproduto líquido gerado durante o processo de fabricação de queijos, caseína e produtos similares. Contendo aproximadamente metade dos nutrientes originais do leite, o soro é rico em proteínas do soro, vitaminas solúveis em água, minerais e lactose.

Suas proteínas oferecem diversos benefícios, como reparo celular, construção e manutenção de músculos e ossos, fornecimento de energia, e efeitos positivos em processos metabólicos, incluindo atividade imunoestimulante, proteção cardiovascular, e propriedades antimicrobianas e antivirais.

Um dos principais problemas é o seu descarte inadequado, os impactos ambientais podem ser significativos. Em efluentes devido à alta demanda bioquímica de oxigênio, torna-se um dos principais poluentes líquidos provenientes das indústrias de laticínios.

Dez litros de soro que são descartados, equivalem à poluição gerada por cinco habitantes. Ele é cem vezes mais poluente que o esgoto doméstico, se tornando um grande problema.

Filtração por membranas

Apesar do aumento no aproveitamento desse subproduto com a implementação de instalações industriais de concentração e secagem no Brasil, ainda persiste um volume significativo de soro sendo descartado ou subutilizado.

Em geral, uma das alternativas para a utilização do soro do leite, é na forma de pó, sendo obtido por secagem em spray dryer. Antes da secagem, este é pré-concentrado pelo processo de separação por membranas, como a nanofiltração, e após, concentrado em evaporadores.

A filtração por membranas é uma das principais tecnologias de fabricação de produtos com o soro do leite. É uma solução que agrega valor ao subproduto e ajuda a reduzir o impacto ambiental.

Limpeza essencial

A limpeza dos sistemas de filtração é de extrema importância para fabricação desses produtos, que garantem a qualidade e segurança dos alimentos.  Uma limpeza efetiva e otimizada gera grandes resultados tanto para a produção como para o meio ambiente. Além de aumentar a vida útil das membranas quando realizada de forma minuciosa e da maneira correta, com produtos exclusivos para estes equipamentos.

A Tecnoquímica oferece soluções especiais para limpeza de membranas. Nosso método envolve visitas técnicas com profissionais altamente qualificados. Produtos da mais alta qualidade, com tecnologias avançadas para melhorar a vida útil da membrana e economizar tempo no seu processo de limpeza e higienização.

Entre em contato e conheça nossas soluções!

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Conteúdos Relacionados

Falar no Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?